segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dicas complementares de higiene!

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Na postagem de hoje vou fornecer algumas dicas complementares relacionadas à higiene do seu hamster.

É comum para muitos criadores quando vão trocar a serragem/maravalha da gaiola dos seus hamsters esquecerem de fazer a limpeza de coisas consideradas banais, tais como limpeza do comedouro, excesso de sujeira do fundo da gaiola, excesso de detritos do bebedouro (sim, isso existe!) e outras coisas.

Algumas dicas relacionadas à melhor higienização do cantinho do seu hamster, vão ajudar: 


  • Ao retirar a comida existente no comedouro e trocar por uma ração mais recente continuamente, verificamos a presença de uma certa oleosidade um tanto exagerada no fundo e nas laterais do comedouro. Lavar com algumas gotas de detergente (não se esqueça de retirar todo o detergente após a lavagem!) diminui significativamente essas taxas de oleosidade.
  • Quando trocamos muitas vezes a água contida no bebedouro do hamster, podemos verificar um depósito de sedimentos no fundo do bebedouro e, até mesmo, dentro do tubo do mesmo (se passarmos o dedo podemos sentir uma certa oleosidade, como no caso do comedouro), perto de onde se situa o início do suporte onde o hamster sacia sua sede. Dar uma lavada a cada semana com um pouco de detergente (sempre retirando todo o detergente após a lavagem!) irá diminuir esses níveis de sedimentos, muitas vezes causados pelas impurezas e consequências do tratamento da água fornecida.
  • A limpeza da rodinha também é necessária! Aos criadores que têm suas gaiolas dotadas de rodinhas fechadas, a possibilidade de haver sujeira nela é bem maior comparado à rodinhas com vãos. Um pano úmido e possivelmente umas gotículas de detergente (sempre retirando o resto do detergente por completo) resolverão o problema. Caso ela seja portátil, você pode retirar e lavar cuidadosamente, tendo uma maior precisão na limpeza.
  • Quando trocamos as serragem/maravalha, às vezes esquecemos de verificar a condição de higiene do fundo da gaiola. Lá podem se alojar fungos (se a situação estiver mesmo complicada!), restos secos (ou não) de urina e fezes antigas do seu roedor. Uma boa lavada com água e talvez umas gotas de detergente (retire todo o resto após o uso) irão resolver isso.
  • Essa já passou desapercebida por quase todos os criadores: a limpeza dos vãos da gaiola. Sim, isso mesmo! As vezes, pode se encontrar uma certa oleosidade nas grades da gaiola e até mesmo urina. Uma limpeza com água (não recomendo gotas de detergente nesse caso, porque deve-se usar uma quantidade proporcional ao tamanho da gaiola, podendo sobrar excesso de detergente em várias áreas da mesma) num pano um úmido dará uma ajudazinha!


Além das dicas essenciais relacionadas à higiene do ambiente do hamster, essas dicas extras irão ajudar ainda mais a tornar a gaiola e seus componentes um lugar mais higiênico. Até o próximo post e qualquer dúvida pode ser publicada nos comentários! 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...