Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Estamos chegando a mais um final de mês, então vamos a mais um post esclarecedor que se refere às ideias transformistas: coleira para hamsters.
Para começar vou apenas mostrar uma imagem do que são as coleiras para hamsters, embora isto já seja previsível a todos os leitores:
Imagens extraídas de topfast.com.br
Esses dois modelos acima creio eu que são os principais usados na ideia idiota de se colocar uma coleira num hamster.
Você deve se perguntar porque a ideia da coleira para hamsters é uma ideia idiota. A resposta provém do simples fato de que hamsters são roedores e não cachorros, por exemplo!
Roedores são por si só animais com tendência livre - trocando em miúdos: eles estão a vagar sem nenhuma obstrução na natureza. A partir do momento que se impõe uma barreira no livre arbítrio de seu hamster, pode-se dizer que ele não é um animal livre - nesse caso vem a calhar o uso de gaiolas/aquários/terrários que forneçam uma espécie de cópia do habitat original de um hamster.
Com base nisso, vamos cogitar essa pergunta: quais as vantagens de coleiras usadas em hamsters?
Eu particularmente não vejo nenhuma vantagem, porque como foi dito antes, a partir do momento que se impõe barreiras no livre arbítrio do animal, esse já não é mais um animal livre.
Com base nisso, também, vamos cogitar outra pergunta: quais as desvantagens das coleiras?
Além do livre arbítrio do animal ser praticamente retirado, o uso dessas coleiras pode favorecer para um desgaste maior do hamster, tanto pelo lado físico como pelo lado psicológico - afinal, tenho certeza que nenhum hamster adoraria ter uma coleira presa no seu pescoço.
Agora reflita as consequências: ao dar um hamster à uma criança e dar a ela uma coleira, essa pode andar à todo lugar com o hamster (mesmo ele querendo ou não). Após o uso indiscriminado da coleira, o hamster pode ficar muito mais arisco e acabar por morder a criança para se "defender". Muitas vezes o resultado é o abandono do hamster por parte da criança. Isso é realmente lamentável.
Você, leitor, que pôde perceber que essas coleiras apenas tiram o livre arbítrio do animal e estariam dispostos a nunca usá-las, mas também não vêem outras alternativas de poder andar com seu hamster em segurança e conforto veja algumas opções:
- Bola acrílica, também conhecida como hamster ball - vide post Hamster e a bola acrílica.
- Uso de um "parque de diversões" artesanal - vide post Faça um parque de diversões para seu hamster!
Enfim, o objetivo do blog nesse post não foi ser autoritário, quanto ao uso de coleiras para hamsters, mas apenas mostrar que uso desse tipo de acessório traz incontáveis desvantagens e nenhuma vantagem.
Espero que tenham tido um ótimo mês de Junho! Qualquer dúvida, não exite de perguntar nos comentários. Até o próximo post!
8 comentários:
Olááá amiguinhos!
Caramba, quanta informação legal...eu já tive hamhams há séculos atráz! Mas, morreram....e até hj nao descobri os motivos..era um casal e morreram juntos! =/
E desde então não tive mais!...consegui até ter um bom convívio dos meus cães com o meu casal d Ham!!!
E eu tinha essa bola ...transparente..grandona!Assim deixava-os passenado pela casa...e d vez em quando eles paravam a bola escondidinho em ksa...e eu ficava que nem doida!! haha!
Bons momentos!
Hoje, eu tenho um blog de caninos!
Se você quiser visitar vou adorar te ver por lá!
http://asaventurasdebilly.blogspot.com.br
Este é o endereço!!!
Já to seguindo aqui!!! Já viramos (eu e meus yorks) amiguinhos de vcs!!!
Beijocas minhas...e lambidelas dos meus totós!!!
HAHAHAHAHA! Esses animaizinhos fazem mesmo a nossa alegria.
Seu blog é muitíssimo legal! Já estou seguindo!
Abraços e obrigado pelo comentário!
Oi, pensei em comprar essas coleiras para num momento de fazer carinho ou pega-lo na mão, seja mais fácil, de forma que ele não caia ou fuja (uma segurança a mais), mas não de forma que o prenda e limite-o, pois morro de medo de machuca-lo, e é apenas em raros momentos, é realmente uma ideia ruim?
Na verdade eu ainda não comprei meu hamster pois estou procurando a gaiola ideal, queria uma bem grande com tubos e andares, porem não acho nada do meu gosto e que tenha segurança nos brinquedos, conciliar o tamanho grande e os tubos esta sendo difícil, estou pensando em comprar uma gaiola simples e grande, separado os tubos e montar de forma segura e ao meu gosto uma coisa legal para o hamster antes de compra-lo, o que acha?
Penso também em comprar 2 hamsters, duas fêmeas para que não haja briga por espaço e territorio, e ao mesmo tempo terem companhia e não fiquem solitárias, essa ideia esta correta?
Na minha opinião, coleiras jamais devem ser usadas. Por que? Pelos fatores que expus no post; é o que eu realmente imagino sobre o assunto.
Hamsters são animais que exercem suas atividades melhor quando estão sozinhos e vivem melhor quando estão sozinhos, ou seja, juntar hamsters num mesmo espaço (mesmo sendo fêmea-macho, macho-macho e fêmea-fêmea) é uma atitude que não trará consequências agradáveis, afinal, eles são animais solitários.
Um abraço e boa sorte! :D
Eu ainda VOU COMPRAR a coleira pq na minha opinião isso depende do dono, todos q compram um hamster sabem ou deviam saber q qualquer atitude grosseira pode facilmente machucar um bichinho tão fragil, agora se ele (a) é ignorante o suficiente pra trata-lo como um cachorro o problema nem é ter a coleira e sim ter o hamster. Quem tem cuidado pode comprar sim e eu comprarei, e o Pig vai amar ficar livre no quintal. Hamster PRECISAM gastar energia ou morrem antes da hora.
Hey!
O hamster está sob sua responsabilidade, você decide o que fazer. Mostrei os pontos negativos do uso da coleira e como ela afeta diretamente a liberdade do animal, mas não deixa de ser, no final, uma escolha do dono do hamster.
Entretanto, não posso deixar de citar o fato de que você caiu em contradição ao dizer que um dono pode ser ignorante o suficiente para tratar um hamster como um cachorro e, mesmo assim, você apoia o uso de coleiras.
Além do mais, o conceito de liberdade, tratando-se de animais de estimação (farei um post esse mês sobre isso, por falar nisso) é complexo e, tendo como base um conceito de liberdade pura - utopia, para alguns -, um hamster domesticado NUNCA está livre, e, com o uso de coleiras como mais uma imposição a esse conceito de liberdade, há apenas mais uma diminuição do resto de liberdade que resta ao hamster.
Outra coisa a ser levada em conta é que existem DIVERSAS formas de fazer um hamster gastar sua energia diariamente, há muitas postagens no blog sobre o assunto.
Enfim, como eu lhe disse, a escolha no final é sua. Apresentei meus argumentos, mas não posso (e nem devo) te obrigar a decidir.
Abraços.
VETERINARIOS APROVAM a coleira para evitar a perca do animal quando for solta-lo, e idiota é a ideia de achar que uma coleira pode machucar, a coleira não tem vida propia e é o dono quem machuca se for indelicado. E se seu blog é realmente sério Felipe França, pergunte a um profissional antes de afirmar ou não alguma coisa, ao invés de dar apenas sua opinião...é formado na área por acaso? Diz que não quer influenciar mas nesse assunto foi só o que você fez
Veterinários aprovam? Sério mesmo? Primeiramente, me dê títulos, livros, artigos, embasamento empírico ou qualquer outra referência que também prove o que o você diz.
Me desculpe, dessa eu não pude deixar de rir: "[...] coleira não tem vida propia [sic]". HAHAHA! Really? É esse o tipo de argumento que os formados da área usam? Uma arma não tem vida própria, nem por isso deixa de ser um objeto com o potencial de matar um indivíduo. Uma simples analogia é mais do que um motivo para aniquilar seus argumentos falaciosos. Seja mais coerente com suas observações.
Como você não possui, acredito eu, nem se quer uma concepção de conceitos de liberdade, é completamente compreensível que você não entenda lhufas do que lhe foi apresentado. A propósito, sugiro que aprenda a diferença entre argumentação e persuasão, pois, ao que tudo indica, você também não possui um conhecimento mínimo do conceito dos dois termos ; ).
Postar um comentário