Olá, novamente, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Vamos tratar sobre um tema bem controverso sobre a alimentação do hamster: a questão do amendoim.
Já vi casos de hamsters que, infelizmente, vieram a óbito por algo nem tão relevante, aparentemente, que é o amendoim.
O amendoim em misturas para roedores é o amendoim comum e não se encontra torrado. Faz parte de praticamente todas as misturas para roedores, já que é muito nutritivo (porém contém muita gordura).
O problema do óbito de alguns hamsters, como foi dito acima, provém do fato de que pode-se ocorrer o desenvolvimento da Aflatoxina, que é uma substância formada por fungos que podem se desenvolver no amendoim. No caso, o amendoim ingerido com essa substância, tanto para homem quanto a hamsters, causam grandes problemas.
Os fungos da Aflatoxina podem se desenvolver nos amendoins com facilidade. Portanto, armazenar em locais secos e arejados e sempre manter longe de umidade e outros animais (principalmente roedores) podem ajudar a manter a validade e conservação do amendoim.
Outros fatores que podem levar um hamster a óbito, é o fato do excesso de amendoim. Já que é rico em gorduras, o excesso pode fazer seu hamster engordar e muitas vezes desistir dos exercícios devido à obesidade.
Caso você decida tirar o amendoim da dieta do seu hamster, você deve substituir por um alimento de valor alimentar equivalente - vide post sobre Alimentação.
Qualquer dúvida ou sugestão publique nos comentários do post. Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário