sábado, 10 de março de 2012

Dicas para comprar um hamster

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! O post de hoje será dedicado à fornecer umas dicas para a compra de seu hamster para aqueles leitores que possuem dúvidas a respeito do assunto.


- Você tem como custear as necessidades básicas do hamster? Isso é de suma importância para que seu hamster cresça saudável. Adquirir um hamster sem levantar esses questionamentos é uma prova de irresponsabilidade.

- Você irá ter tempo de cuidar do seu hamster? Quando falamos em "cuidar" não é só trocar água, comida e forração. Um hamster necessita de um certa atenção e espaço unicamente para eles; colocá-los num globo de exercícios, trazê-los para fora da gaiola e presentearmos adequadamente com petiscos são alguns exemplos.

- Não saia por aí e compre o qualquer hamster que encontrar pela frente. Procure e analise, veja o comportamento de hamsters em cada loja, suas características, seu humor, verificar o lugar onde ele vive e sempre busque  mais informações. Não se preocupe caso o criador diga que um hamster anão russo seja um hamster chinês, é um engano comum. Caso queira conhecer um pouco sobre as espécies de hamsters, acesse Anão Russo: Winter White, Campbell e Roborovski.

- Quando achar a loja e o hamster ideal, recomendo utilizar a gaiola/aquário/terrário e já hospedar o hamster, caso tenha adquirido no mesmo lugar de compra do hamster. Caso contrário, se você já a adquiriu antes, leve-a para o lugar de compra.

Colocar uma quantidade razoável de forração e um pouco de ração e água (ainda mais se a viagem for um tanto longa) é uma boa opção. Se você for de carro, o sol/luminosidade pode  vir abater a gaiola; isso faz muito mal aos hamsters, que não podem tomar sol. Então, coloque uma capinha em cima da gaiola (pode ser de pano puro, um plástico que não abafe por dentro etc., também recomendo de cor branca, pois o branco reflete todo tipo de cor). Caso seja de ônibus, recomendo só levar o hamster se o ônibus for super vazio, por questões óbvias. E, caso seja a pé, faça como no carro, ponha uma capinha que não deixe a luz do sol passar. Grandes caixas de papelão podem ser usadas para viagens brevíssimas (leve em consideração as características de uma gaiola); sempre faça furos grandes (gigantes, seria a palavra mais adequada) para que o hamster venha a ter uma ventilação razoável lá dentro, mas não deixe que a luz do sol penetre o interior da caixa.

                                                      Imagem extraída de carvalheira-aveiro.olx.pt


Qualquer dúvida, sugestão ou observação, não exite em publicar na área de comentários do post! Até a próxima e boa sorte!

14 comentários:

Juli disse...

que idade seria melhor comprar para domesticar e fazer ele se acostumar comigo? sabendo que quero o mais novo possivel

Felipe França disse...

Olá July,

Hamsters podem se acostumar com o dono facilmente em qualquer idade, existem truques para isso. Essa história "depois dos 3 meses de idade é difícil" é um grande equívoco, tanto pelo fato de que tenho uma Winter White que adquiri quando ela tinha por volta de 5~6 meses de vida sendo uma hamster muito dócil.

Bom, a partir de uns 25~30 dias os filhotes já estarão aptos a serem adotados. No caso, se você adotar um hamster sendo novo ou com mais idade, ele vai se tornar possivelmente um pouco agressivo com você a partir do momento que você o adquiriu (gritos agudos, territorialidade, conhecer o novo habitat).

Bom, por isso existem as técnicas, uma excelente técnica pode ser vista num dos posts qui do blog - "Amansar seu anão russo"

Enfim, agora que já sabe que o tempo de domesticação independe da idade, você pode escolher tanto o mais novo, quanto o hamster mais velho, os meios de domesticação equivalem para ambos.

Abraços, Felipe.

prata disse...

onde posso achar hamster campbell

Felipe França disse...

Prata, é difícil responder.

Você têm de verificar em diversos petshops da sua região para saber quais estabelecimentos possuem um hamster anão russo campbell!

Abraços, Felipe.

Anônimo disse...

Eles se adaptam fora da gaiola ?
Qual a diferença entre o anão russo e o chinês?
Vou comprar um hamster quero de aniversario o dono falou que trabalha com chineses mas acho q é anão russo é a minha primeira vez com hamster obrigado pelas dicas e se puder responder minhas duvidas
Vlw

Felipe França disse...

Olá, Matheus!

A fase de adaptação do hamster fora de um ambiente íntimo dele é levado em questões de dias.

Considerando essa "adaptação fora da gaiola" como o período de tempo que você terá o hamster do momento que o adquiriu até o momento de depositá-lo na sua gaiola, pode-se dizer que seu hamster não se estressará grandemente, caso fosse mantido num bom ambiente no petshop.

Matheus, você pode perceber nitidamente a maior diferença entre chineses e anões russos: a cauda.
Anões quase não possuem uma cauda visível, já os chineses possuem centímetros dela. Não se preocupe, em 99% dos casos estamos tratando de anões russos.

Quaisquer outras dúvidas, publique no blog.

Abraços!

Felipe.

Anônimo disse...

Ok obrigado! Outra duvida
Eu tenho uma cachorrinha poodle , o hamster pode ficar perto dela ou é perigoso ?
Pq minha cadela com o hamster q vou ganhar não sei se vai dar certo .

Felipe França disse...

Olá, novamente, Matheus!

Olhando do ponto de vista da segurança, isso não seria adequado por questões de porte; sem comparações.

E do ponto de vista higiênico também não. Cachorrinhos por mais limpos que sejam aparentemente, trazem consigo nas patinhas, pelagens e principalmente a boca microrganismos que, se entrarem em contato com o hamster, podem lhe causar alguma doença, por exemplo.

É claro que estamos falando de situações de contato, e não de proximidade.

Enfim, eu não aconselharia, Matheus.


Qualquer outra dúvida é só publicar no blog! Desculpe a demora para responder, mas não havia visto seu comentário.

Abraços. Felipe.

Anônimo disse...

Boa Tarde , Bom , eu fui em um Pet Shop , chegando lá me informei na onde que estavam os Hamsters, na hora que subi dei de cara com eles , tinha o Anão russo e o Sirio ... Exigi pegar eles , peguei o sirio normalmente , na hora que fui pegar o Anão russo ele me mordeu , e coria bastante de mim !!! Já tive um sirio , o de facil manuseio !!! Sera que se depois de amanhã poderei voltar a loja medo ?? Medo no bom sentido tipo que se ele daqui uns dias irá se acostumar ?? Queria que vc me desse dicas de como eu irei lidar com uma coisinha tão pequena e rapida Ok ?? Uma outra duvida que tenho é que geralmente dão dicas de criar hamster sirio em caixa organizadora certo, mais ai o hamster Anão russo também pode ?? Fica até mais espaço para o Russo !!! Desde já agradeço Obrigada

Felipe França disse...

Olá!

Isso é muito comum com hamsters anões, já aconteceu várias vezes comigo em lojas. Não se preocupe com isso.

O hamster não vai se acostumar "de um dia para o outro", você deve conquistar sua confiança no dia a dia.

Caixas organizadoras são excelentes para anões! Não sei porque ainda não postei nada sobre caixas organizadoras aqui no blog, elas são eficientes e baratas!

Abraços,
Felipe.

Amanda disse...

Qual o preço, em média, do anão russo? Encontrei na Cobasi por 59 reais. É isso mesmo, ou o preço está elevado?

Felipe França disse...

Olá, Amanda!

Bom, eu diria que está um preço bem... "salgado". O máximo que já paguei por um anão russo foi 40 reais. Mas, como já disse no blog algumas vezes, acredito que um preço mais elevado seja aceitável caso o hamster tenha um ótimo ambiente para viver no petshop em que se encontra.

Abraços!

Anônimo disse...

tenho quatro hamster dois ficam em uma gaiola e os outros dois em outra mas quando fui juntalos a fêmea maior quase matou o machinho que e um pouco menor quando fui separalos ela me mordeu o que eu fasso com ela ja os outros dois não tiveram nada

Felipe França disse...

A solução, já evidenciada no blog várias vezes, é a separação dos hamsters. Hamsters devem viver ISOLADOS uns dos outros - salvo questões de reprodução, o que é um longo assunto.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...