terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gaiolas

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! O post de hoje é dedicado à gaiolas. Escolher um modelo adequado desse tipo de habitação é de suma importância para seu hamster.


Como os anões russos precisam de gaiolas com a segurança redobrada, devido ao seu pequeno tamanho, as opções de gaiolas seguras, mas que contenham grades/arames na sua estrutura ficam bastante escassas.

Estava procurando por modelos de gaiolas que não tenham andar, mas um grande espaço no térreo da gaiola, pois assim é mais fácil achar gaiolas que o hamster anão russo se adapte bem.

Pesquisando, achei uns modelos interessantes que você pode se basear na hora da compra da gaiola. Aproveito e deixo minhas opiniões sobre cada uma. Levando em conta o tamanho e a segurança.



Imagem extraída de gaiolasmonaco.com.br

Tamanho: A gaiola em si não é espaçosa (creio que devem ser 30x20cm as medidas dos lados da gaiola; tem um perímetro um tanto pequeno para qualquer espécie de hamster). A rodinha está num lugar não muito estratégico.

Segurança: A segurança deixa muito a desejar, pelo fato do quarto andar da gaiola ter uma base com uma clareira demasiada grande, que pode causar ferimentos ao hamster caso o mesmo caia de lá (sabemos como anões russos são "desajeitados"). O mesmo se agrava pelo fato das bases dos andares serem feitas de grades/arames com vãos larguíssimos - assim como a rodinha.

Em uma das minhas gaiolas que possuía andares em forma de grades, eu cobri toda a parte  que possuía vãos com um material semelhante ao utilizado em pastas estudantis. O resultado ficou bom e acabei por continuar usando. Entretanto, para alguns criadores, essa pode ser uma alternativa nada prática.


Imagem extraída de gaiolasmonaco.com.br

Tamanho: O que deixa a desejar bastante nesse modelo de gaiola é o tamanho. A rodinha também podia ser colocada no andar de cima (caso o mesmo fosse maior). O terrário é extremamente pequeno e obstruído para qualquer espécie de hamster. Espero que seja  apenas um modelo de transporte.

Segurança: Não há muitos pontos negativos sobre a segurança da gaiola (até porque, a segurança se agrava mais em gaiolas que têm mais de dois andares). Mas o único inconveniente é que o pequeno espaço do andar de cima também tem sua base composta de grades/arames com vãos - assim como a rodinha, como no exemplo visto acima.


Imagem extraída de wikihamster.blogspot.com

Tamanho: Simplesmente horrível! Não há espaço no térreo suficiente para um hamster. Embora esse seja, provavelmente, um modelo de transporte, não aconselho adquiri-la a não ser que seja, por exemplo, para deixar seu hamster por uns momentos enquanto realiza a limpeza da gaiola principal.

Não faça viagens com esse tipo de transportadora. A ausência de itens e o espaço de uma gaiola convencional pode estressar demais o seu hamster.

Segurança: Não dá para falar muito de um modelo extremamente pequeno. Podemos somente citar a rodinha, que possui vãos exagerados.


Imagem extraída de portopet.com.br

Tamanho: A gaiola em si possui um tamanho bom para abrigar um hamster, embora o terrário seja um tanto pequeno (como todos os modelos vistos anteriormente).

Segurança: Ruim! Só de observar as inúmeras possibilidades de quedas por parte de vãos, posição e altura das escadas é possível perceber. 

Anões russos são muito desajeitados para andar sobre essas escadas com segurança (por isso, sou adepto à gaiolas com um único andar e que preservam, acima de tudo, o espaço). Rodinha possui, também, vãos exagerados.


Imagem extraída de portopet.com.br

Tamanho: Muito pequena para um anão russo. Podemos ver que a posição da escada e da rodinha não foram dispostas para aproveitar 100% do espaço.

Segurança: Embora a rodinha seja de plástico e coberta, todo o resto da gaiola possui armações em arame e com vãos um tanto largos. Há uma certa dificuldade do hamster alcançar a rodinha caso ele esteja no terceiro andar, uma vez que a escada está disposta de um lado só.


Imagem extraída de fonte desconhecida

Tamanho: Mais apropriado a um anão russo do que as gaiolas vistas anteriormente. Contém um espaçoso terrário, embora não tenha andares.

Segurança: Não há pontos negativos quanto à segurança. A rodinha está totalmente coberta (plástico). A abertura lateral é muito interessante: ela pode servir para caso de pessoas que querem deixar seu hamster num cômodo fechado, mas com a gaiola aberta.

Como havia dito anteriormente, eu sou adepto à gaiolas que prezam mais o espaço do que andares.


Dicas & Precauções:

- Não recomendo comprar gaiolas (muito menos hamsters) pela internet. Afinal, não é possível perceber a qualidade do material e ter uma noção exata de tamanho por uma imagem na internet. Além do mais, o frete pode deixar o valor total de uma compra muito mais elevado em algumas regiões. 

- Se você possui gaiolas quem tenham aberturas laterais, apenas use-as em cômodos fechados, limpos e longe de outros animais.

- Sempre opte por gaiolas que tenham, acima de tudo, tamanho ampliado e boa segurança. Dispense modelos caros, pequenos e de má qualidade (vulgo Habitrails e Crittertrails).

- Dê preferência à gaiolas que aproveitem o máximo possível do espaço proporcionado, e veja se tais gaiolas são adequadas à espécie do hamster anão russo.


Enfim, pessoal, estes são alguns modelos com seus respectivos pontos positivos e negativos. Esse post teve o objetivo de lhe dar uma base para que você possa avaliar e adquirir a gaiola certa para seu hamster. Sugestões, observações e dúvidas sobre o tema podem ser publicados na área de comentários do post. Até a próxima!

7 comentários:

Anônimo disse...

bom post, gostei mais da última gaiola *-*

Felipe França disse...

Obrigado! A gaiola é realmente boa e linda!

Annemania disse...

eu comprei a ultima :) e é muito boa

Anônimo disse...

Tenho uma amiga que tem uma hamster e essas gaiolas com os andares de ferro como as dos exemplos não sao adequadas porque a hamster dela durante a noite prendeu a patinha e como todos estavam dormindo ela perdeu a patinha e entao sicatrisou dai troquei minha gaiola(tres andares) por uma com o "chão" de plastico se quiser envio a foto me avise!

Felipe França disse...

Essa é uma das coisas que eu tento evidenciar aqui no blog, comprar gaiolas com vãos muito largos é muito arriscado. Se há uma boa opção para uma de terrário sem vãos, sempre aconselho a adquirir =p.

Abraços!

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta : Posso colocar uma casinha la dentro da ultima gaiola ??
Pedro Fernando, Adorei seu blog, Felipe

Felipe França disse...

Obrigado, Pedro! :D

Bom, creio que sim. Entretanto, você deve se certificar de que ainda há um bom espaço para locomoção do seu hamster.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...