segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hamsters e o alface

Olá, leitores do nosso Blog do Hamster Anão Russo! Nesse post vamos falar de um assunto bem controverso, que é a questão de fornecer ou não alface ao hamster, assim como o amendoim - vide post Hamsters e o amendoim. 


Em muitos lugares podemos ver as pessoas citando frases do tipo "não devemos dar alface para o hamster" ou "alface mata o hamster".

Imagen extraída de saudecomvida.blogspot.com 

Isso é um pequeno equívoco. O alface contém na sua constituição quatro elementos alimentares importantes: cálcio, proteínas,  potássio e água.

Bom, até aí, todos esses elementos encontramos em alimentos que podemos dar aos hamsters - vide post sobre Alimentação.

Entretanto, o elemento que difere o alface dos outros alimentos, é sua grande quantidade de água!

Essa água em excesso pode causar, sim, diarreias ao hamster. Por que? Porque se o hamster comer em grande quantidade alimentos que são ricos em água, como o alface, há a possibilidade do aparecimento da diarreia, que pode matá-lo fácil e rapidamente se não for tratada a tempo.

O alface não necessita ser fornecido ao hamster, caso você não se sinta seguro mesmo dando pequenas quantidades, o alface pode ser retirado da base alimentar e substituído por outros alimentos equivalentes.


Bom, leitores, isso é tudo! Qualquer dúvida, complementação e sugestão pode ser publicada nos comentários, até o próximo post, pessoal!

4 comentários:

Nicole Nunes disse...

É porque ele é rico em fibras e isso faz mal para saúde do hamster :)

Felipe França disse...

É, além disso, também tem uma grande quantidade de sódio! Bom, por isso que eu dou em pouquíssima quantidade para minha Winter White. Só para variar semanalmente a alimentação :D

Marlene disse...

Uma vez a maça tambem ter bastante água, não se deve dar muita? Tambem se deve controlar, uma vez por semana?

Felipe França disse...

Olá, Marlene!

Maçãs são ricas em água sim e atuam como um tipo de "laxante", e que consequentemente, por haver relações com o sistema digestório do hamster, podem fazer com que apareça a diarreia; mas, estamos considerando quantidades absurdas de maçã. Por isso devemos fornecê-las em pequenas quantidades.


Sabe, variar semanalmente é um tempo bem adequado (claro, dando pequenas quantidades de maçã). Fazendo isso dando uma lasca de um centímetro está de bom tamanho.

Só não se esqueça de variar semanalmente os alimentos secundários.

Abraços, Felipe.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...