quinta-feira, 26 de julho de 2012

Chat do blog

Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Como vocês puderam perceber pelo título do post, vamos tratar do chat do blog, que muitos leitores puderam ver numa enquete feita no blog há algum tempo atrás.

Há cerca de vinte dias, fizemos uma enquete para saber quais dos leitores desejariam ter um chat acoplado na lateral da página do blog. O resultado da enquete vocês podem conferir na imagem a seguir:


Com 95% dos votos, os leitores que votaram para termos um chat acabaram por vencer. Deixei a enquete algumas horas no ar depois de encerrada para nossos leitores virem o resultado final.

Por conta disso, o blog já possui um chat acoplado na lateral da nossa página. Você pode dar uma conferida.

O chat foi feito especialmente para a publicação das dúvidas e sugestões dos leitores. Críticas construtivas também são bem vindas.

O cumprimento de algumas regras são vitais para o bom funcionamento do nosso chat. Deixo as tais regras a seguir e peço que sigam coerentemente.


Regras

- Como foi dito acima, o objetivo principal do chat é a publicação de dúvidas, sugestões e críticas construtivas dos nossos leitores. Qualquer assunto distante desse deve ser evitado.

- É necessário que todos os usuário do chat tenham respeito uns com os outros.

- Usuários desrespeitosos estão sujeitos a serem expulsos do chat por bloqueios de IP.

9 comentários:

Ju disse...

Oi, preferi não usar o chat por medo de não caber tudo... espero que não tenha problemas! Anteontem comprei um casal da raça anão russo, e em alguns blogs li que eles ficam bem juntos, e em outros que nenhum hamster pode ficar junto à outro. O vendedor não me empurrou o casal, comprei por livre e espontânea vontade, porque quis dois e ele disse que não poderiam ser do mesmo sexo. Você me parece bem experiente, e preciso saber: Devo separá-los? Compro outra gaiola individual, compro uma de dois andares pra dar mais liberdade aos dois... o que faço? Ah, se dão bem, são amigáveis e sapecas, só as vezes ouço uns 'tzzzz', mas é um expulsando o outro da rodinha. Se eu comprasse, seria só no meio do mês que vem, pois estou bem atarefada esses dias ;p então correria grande risco da fêmea ter bebês? Pois li também que elas já entram no cio a partir de 45 dias, e não sei ao certo quanto eles tem. Tem uns 4-5 cm. Ufa! Obrigada e desculpa pela falta de experiência, tô lendo tudo que posso pra dar uma vida boa pra eles.
Parabéns pelo blog :)

Felipe França disse...

Olá, Ju!

Sem problema algum, tanto o chat quanto o espaço de comentários têm a mesma finalidade. Agradeço pela pergunta, muitos criadores se fazem a mesma pergunta e muitas vezes não expõem duas dúvidas.

Bom, já adianto que hamsters NÃO DEVEM ficar juntos. Mesmo sendo anões russos ou sírios independentemente do sexo.

Como você citou, houve o caso de um hamster expulsar outro da rodinha. Esse já um grande indício da extrema individualidade dos hamsters e de que haverá brigas futuras ( por território, comida e a própria rodinha).

Sugiro que compre outra gaiola e retire um dos hamsters. Assim, você previne as brigas. Hamsters são extremamente territorialistas.

Muitas vezes vemos eles dormindo bem pertinho do outro, parecendo as vezes que estão brincando. Mas o fato de ter um outro hamster no seu território só fara mal ao temperamento de ambos os hamsters. Não se preocupe se deixasse os respectivos hamsters sozinhos, pois um hamster vive mais contente num território que é só dele.

Quando um filhote já não depende mais da mãe, tanto ele como todos os filhotes devem ser separados individualmente.

Não tenho informações da idade dos seus hamsters, mas saiba que o macho pode coabitar facilmente com a fêmea. Se ocorrer fecundação, obviamente, os filhotes irão nascer.

E como temos mais seres híbridos (não-puros; mestiços) devido à procriação doméstica, sugiro que não os deixem coabitar, você estaria diminuindo o número de seres puros. Além da possibilidade de problemas genéticos nos filhotes, uma vez que os hamsters que você possui podem ter alguma relação sanguínea.

Enfim, espero ter compreendido. Cuidado com o que muitos divulgam, tente ao máximo certificar de que certa informação está correta tanto aqui no Blog do Hamster Anão Russo, quanto qualquer outro blog que você visitar.

Abraços, Ju!

Ju disse...

É, eu sou bem desconfiada quanto a esses blogs, por isso decidi perguntar no seu! Prefiro acreditar em uma coisa negativa, como que eles podem se matar ao ficarem juntos, do que acreditar que vão se dar bem, porque assim eu me previno de qualquer coisa ruim que pode acontecer no futuro. Ah, e não se preocupe, não quero MESMO que se reproduzam, li bastante também sobre isso e não vou dar uma de criadora sem ter a mínima experiência, pois ler como será, é uma coisa, e botar a mão na massa é outra completamente diferente... Não sou tão sem noção. Antes mesmo que você respondesse, já estava certa de que iria separá-los, porque observo que eles só ficam juntos mesmo pra se esquentar. O que eu estava pensando era separá-los e toda noite deixá-los brincar no "parque" juntos. Teria problema? Eu já fiz o parquinho pra eles e eles se divertem bastante, tem espaço suficiente pra eles se ignorarem totalmente ;p e como é um território "neutro", achei que não haveria problemas eles ficarem juntos só nessa hora. O que você acha?
Muito obrigada por toda a sua atenção!

Felipe França disse...

Ah Ju, fico feliz!

Bom, quanto ao parque, eu ainda assim não manteria os dois juntos.

Prefira não revezá-los no parque. Deixe que cada hamster tenha o seu, devido à urina deixada para marcar territórios.

Mas caso o parque seja gigante (gigante mesmo!) vá em frente. Mas fique de olho, obviamente.

Abraços, Felipe!

@juliahaschen disse...

Dessa vez eu vim logada, aê! õ/
Ah, dá uma dorzinha lá no fundo de ter que pensar dessa forma radical, e separar os meus bebês... mas se é preciso, será feito! Uma coisa que eu tenho reparado é o cheiro de urina na rodinha deles, agora tô lavando ela todos os dias e eles têm brigado menos por ela, sempre que percebo já digo "marcar território por enquanto não", e limpo mesmo! Vou continuar fazendo isso enquanto não compro a outra, fico o tempo todo olhando eles com medo de acontecer alguma coisa, mas como acho que ainda são novos fico menos tensa. Até acordo durante a madrugada se ouvir os dois :( não tem problema eles esperarem mais uns 15 dias não, né?

Ah, eu sei que eu sou bem chata quando estou curiosa, então vou ser chata de uma vez só! Você sabe porquê eles ficam fazendo nº 2 (haha) quando solto eles? É normal? Li que pode ser medo ou porque aperto, mas eu não aperto eles, só pego se eles subirem na palma da minha mão...

Felipe França disse...

Olá, novamente!

Olha, eu não tenho certeza se os marcos da urina saem completamente lavando. Creio que deve haver uma lavagem tremenda para que isso aconteça!

Você não vai conseguir ficar 24h com eles, Julia. Embora seja uma dona responsável, pode ser que bem num momento oportuno seus hamsters venham a brigar.

Julia, você já conhece um método alternativo que são as caixas organizadoras?

Bom, se não conhece, são caixas plásticas que podem ser substitutas de gaiolas.

Um caixa organizadora de 60~70 litros pode substituir uma gaiola. E são muito baratas. Pode substituir temporariamente até a compra da sua gaiola ou ficar permanente. São excelentes.

Confira em sua casa se você não possui uma disponível. Eu particularmente acho 15 dias muita coisa D:

Eu não sou muito adepto a elas. Embora já tenha usado para outros roedores que possuo.

Deixo o link de um excelente blog, Shiro e Amigos. Os administradores de lá são bastante adeptos à caixas organizadoras. Têm um post completo com fotos lá: http://shiroeamigos.blogspot.com.br/2012/03/caixas-organizadoras.html


Com relação ao cocozinho, creio que não há nenhum problema. Tenho e já tive hamsters perfeitamente saudáveis que faziam coco por um breve momento, depois paravam. Não se preocupe. Além do mais, estão sempre a defecar (risos).


Qualquer outra dúvida, só publicar. Abraços!

@juliahaschen disse...

Sério isso? Caramba, eles são tão pequenos e tão poderosos HAUAHUAHAUSHAU mesmo assim, é até melhor lavar porque eles ficam brincando lá né, e como não pode dar banho, eles ficariam com cheirinho ruim :(

Eu já tinha visto essa da caixa organizadora no blog deles, mas não gostei não! Eu não possuo em casa, então prefiro comprar a gaiola mesmo. Eu estava pesquisando umas fotos dos animais da raça, e eles são aparentemente bem "maiores" que os meus, então dá pra esperar mais os 15 dias sabendo que eles são novos. Mas como eu fico o tempo inteiro em casa e eles ficam comigo no quarto, tô sempre vigiando beeem eles, se eu ver necessidade corro lá e compro, porque o problema mesmo é a distância dos petshops em relação à minha casa. É triste isso, e acabei desanimando de comprar pela internet por causa da sua postagem falando do assunto, hehe

Enfim, estava querendo encomendar um aquário pra cada um, seria mais espaçoso, projetado do meu jeito, mais seguro e mais bonito, mas eu sou tão fraquinha que não sei se conseguiria limpar, então tô pensando bem nisso.

Olha, é muita restrição, já tô doida de tanta coisa que leio pela internet sobre esses bichinhos... Mas eu to amando isso, me sentindo uma mãe hahaha tô até pensando em comprar um Sírio depois, mas eu tenho um certo nervoso das patinhas, coisa que eu não sinto com o Anão russo e por esse motivo comprei D;

Muito obrigada por sua atenção (de novo), e pode deixar que toda hora vou vir aqui encher mesmo!

Felipe França disse...

Oi, novamente!

Bom, espero que fique de olho. De olho mesmo!

Mas se formos considerar, pelo o que eu compro na internet hoje, muitas vezes a gaiola chega muitos dias depois da requisição. Pode até ser mais demorada do que os 15 dias que faltam pra você comprar mais uma gaiola.

Ah, eu queria um aquário para uma anã russa que eu tenho. Mas acho que vou comprar um aquário para criar uns peixes. Creio que vou adentrar no mundo do aquarismo. Enfim, são muitas dúvidas sobre o que fazer, rs.

Julia, abraços! Volte sempre!

Julia disse...

Então você apoia a idéia do aquário? Eu acho que vou esperar mais um pouco pro aquário e comprar a gaiola logo, tô com um medo, um peso na consciência que não sai, viu...

Jura? Adoro peixinhos, tive vários quando era criança! Mas o que me marcou foi na adolescência, era uma peixinha que meu avô me deu, e como eu já tinha mais noção das coisas, consegui coisas incríveis com ela! Fazer carinho, conversar com ela e ela abanar a barbatana rápido como se entendesse, ah! Minha mãe dizia que ela era um peixorro UAHSUASH uma vez pulou do aquário porque ela se sentia sozinha sem mim e eu tinha esquecido de ligar a TV pra ela antes de ir pro colégio. YES. Sorte que minha mãe viu, depois a TV ficava ligada sempre e ela nunca mais fez isso u_u

Contando assim não dá pra acreditar, eu sei, você a essa altura deve estar me chamando de louca etc, mas é bem verdade. Acho que era por causa da raça mais "amigável" dela, porque nenhum outro peixe meu fez isso =/

Boa sorte com tudo, hehe!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...