quarta-feira, 27 de junho de 2012

Coleira para hamsters? Não!

Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Estamos chegando a mais um final de mês, então vamos a mais um post esclarecedor que se refere às ideias transformistas: coleira para hamsters.

Para começar vou apenas mostrar uma imagem do que são as coleiras para hamsters, embora isto já seja previsível a todos os leitores:


Imagens extraídas de topfast.com.br

Esses dois modelos acima creio eu que são os principais usados na ideia idiota de se colocar uma coleira num hamster. 

Você deve se perguntar porque a ideia da coleira para hamsters é uma ideia idiota. A resposta provém do simples fato de que hamsters são roedores e não cachorros, por exemplo!

Roedores são por si só animais com tendência livre - trocando em miúdos: eles estão a vagar sem nenhuma obstrução na natureza. A partir do momento que se impõe uma barreira no livre arbítrio de seu hamster, pode-se dizer que ele não é um animal livre - nesse caso vem a calhar o uso de gaiolas/aquários/terrários que forneçam uma espécie de cópia do habitat original de um hamster.

Com base nisso, vamos cogitar essa pergunta: quais as vantagens de coleiras usadas em hamsters?

Eu particularmente não vejo nenhuma vantagem, porque como foi dito antes, a partir do momento que se impõe barreiras no livre arbítrio do animal, esse já não é mais um animal livre.

Com base nisso, também, vamos cogitar outra pergunta: quais as desvantagens das coleiras?

Além do livre arbítrio do animal ser praticamente retirado, o uso dessas coleiras pode favorecer para um desgaste maior do hamster, tanto pelo lado físico como pelo lado psicológico - afinal, tenho certeza que nenhum hamster adoraria ter uma coleira presa no seu pescoço.

Agora reflita as consequências: ao dar um hamster à uma criança e dar a ela uma coleira, essa pode andar à todo lugar com o hamster (mesmo ele querendo ou não). Após o uso indiscriminado da coleira, o hamster pode ficar muito mais arisco e acabar por morder a criança para se "defender". Muitas vezes o resultado é o abandono do hamster por parte da criança. Isso é realmente lamentável.

Você, leitor, que pôde perceber que essas coleiras apenas tiram o livre arbítrio do animal e estariam dispostos a nunca usá-las, mas também não vêem outras alternativas de poder andar com seu hamster em segurança e conforto veja algumas opções:

- Bola acrílica, também conhecida como hamster ball - vide post Hamster e a bola acrílica.

- Uso de um "parque de diversões" artesanal - vide post Faça um parque de diversões para seu hamster!

Enfim, o objetivo do blog nesse post não foi ser autoritário, quanto ao uso de coleiras para hamsters, mas apenas mostrar que uso desse tipo de acessório traz incontáveis desvantagens e nenhuma vantagem.


Espero que tenham tido um ótimo mês de Junho! Qualquer dúvida, não exite de perguntar nos comentários. Até o próximo post!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dicas gerais com a chegada do Inverno

Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Nessa noite de quarta-feira, 20 de junho de 2012, o Inverno chegou ao Brasil. E, como sempre, o blog trará algumas dicas já antes vistas para relembrar como proceder nesse período de baixas temperaturas.

  • Use papel higiênico picado (sem odor) e aumente um pouco a quantidade de serragem/maravalha no terrário da gaiola do seu hamster.
  • Não deixe seu hamster ficar entrar contato com correntes de ar, como já foi dito em posts anteriores; o risco de contrair um resfriado é eminente.
  • O uso de lâmpadas incandescentes perto da gaiola (fluorescentes são desprezíveis, nesse caso) podem ajudar a manter o ambiente mais aquecido. Não deixe transparecer luminosidade na gaiola do hamster. Cubra com um pano que aceite altas taxas de temperaturas (afinal, 95% da energia produzida pela lâmpada incandescente é transformado em calor, e apenas 5% em luminosidade). Coloque perto da gaiola do seu hamster.

Quer saber tudo sobre o processo da lâmpada incandescente?! Veja tudo explicado e com fotos no post: "Fotos: instalação da lâmpada incandescente".

Boa sorte e até a próxima! Qualquer dúvida ou sugestão pode ser publicada na área de comentários.

sábado, 9 de junho de 2012

Hamsters roendo gaiolas

Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Nesse post vou ampliar a todos, um comentário feito por um leitor anônimo no post do Quiz de 10 perguntas sobre o hamster anão russo.

"Eu tenho uma hamster e ela, toda noite, roe a gaiola. Ela tem a rodinha, tem um rolo de papel higiênico e ela não para de roer a gaiola. O que fazer?" (adaptado).

Os principais fatores que podem levar um hamster a fazer isso são:

  • Gaiola pequena: Esse é um problema bastante comum. Ter uma gaiola grande e espaçosa ajuda a retirar essa vontade do hamster de roer as grades da gaiola, já que numa gaiola pequena, não há muitas opções de entretenimento.
  • Dentes grandes: Muitas vezes o principal fator. Uma solução que eu considero muito viável é dar ao hamster um pequeno osso que é dado a cachorros para roerem. Eles são realmente eficazes e possuem um preço bem em conta.
  • Rodinhas pequenas: Muitas vezes a rodinha é o único objeto que fornece entretenimento ao hamster. Se ela for pequena o hamster fica inapto a utilizá-la. A única solução é comprar uma outra rodinha com medidas maiores.
  • Alimentação inadequada: Fornecer uma boa alimentação ao hamster é essencial, verifique se está fornecendo uma alimentação adequada - vide post sobre Alimentação.
  • Estresse contínuo: Fornecer ao hamster um ambiente que lhe proporcione tranquilidade é essencial. Uma vez que todos os fatores contribuem para a construção do temperamento do hamster.

Bom, qualquer outra sugestão ou dúvida pode ser publicada nos comentários. Até a próxima!

Vamos compartilhar o blog no Facebook!

Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! No post de hoje vou fazer um pedido quanto à divulgação do blog.

Sabemos que a cada dia a difusão de informações e conhecimentos aumenta ainda mais, principalmente na internet.

O Blog do Hamster Anão Russo tem o único objetivo de instruir os seus leitores, dando-lhes conhecimento para saber como manter adequadamente seus roedores, sendo eles hamsters ou não.

Porém, muita gente ainda acaba por cometer atos incertos com relação a seus roedores, não porque querem, mas porque não têm o devido conhecimento!

Você, que conseguiu extrair informações do blog e que de alguma forma o ajudou, tanto como cuidar de seus roedores, como para conhecimento pessoal, tente repassar o mesmo conhecimento à pessoas leigas aos assuntos que englobam esse extenso mundo dos roedores.

Devido a isso, o Blog do Hamster Anão Russo criou uma página no Facebook. Com o único intuito de integrar ainda mais os visitantes do blog e alcançar mais pessoas que querem ficar por dentro dos assuntos que envolvem roedores.

A página se encontra na coluna da esquerda do blog, é só clicar em "Curtir".


Bom, é isso ai, pessoal! Até o próximo post!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dicas complementares de higiene!

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Na postagem de hoje vou fornecer algumas dicas complementares relacionadas à higiene do seu hamster.

É comum para muitos criadores quando vão trocar a serragem/maravalha da gaiola dos seus hamsters esquecerem de fazer a limpeza de coisas consideradas banais, tais como limpeza do comedouro, excesso de sujeira do fundo da gaiola, excesso de detritos do bebedouro (sim, isso existe!) e outras coisas.

Algumas dicas relacionadas à melhor higienização do cantinho do seu hamster, vão ajudar: 


  • Ao retirar a comida existente no comedouro e trocar por uma ração mais recente continuamente, verificamos a presença de uma certa oleosidade um tanto exagerada no fundo e nas laterais do comedouro. Lavar com algumas gotas de detergente (não se esqueça de retirar todo o detergente após a lavagem!) diminui significativamente essas taxas de oleosidade.
  • Quando trocamos muitas vezes a água contida no bebedouro do hamster, podemos verificar um depósito de sedimentos no fundo do bebedouro e, até mesmo, dentro do tubo do mesmo (se passarmos o dedo podemos sentir uma certa oleosidade, como no caso do comedouro), perto de onde se situa o início do suporte onde o hamster sacia sua sede. Dar uma lavada a cada semana com um pouco de detergente (sempre retirando todo o detergente após a lavagem!) irá diminuir esses níveis de sedimentos, muitas vezes causados pelas impurezas e consequências do tratamento da água fornecida.
  • A limpeza da rodinha também é necessária! Aos criadores que têm suas gaiolas dotadas de rodinhas fechadas, a possibilidade de haver sujeira nela é bem maior comparado à rodinhas com vãos. Um pano úmido e possivelmente umas gotículas de detergente (sempre retirando o resto do detergente por completo) resolverão o problema. Caso ela seja portátil, você pode retirar e lavar cuidadosamente, tendo uma maior precisão na limpeza.
  • Quando trocamos as serragem/maravalha, às vezes esquecemos de verificar a condição de higiene do fundo da gaiola. Lá podem se alojar fungos (se a situação estiver mesmo complicada!), restos secos (ou não) de urina e fezes antigas do seu roedor. Uma boa lavada com água e talvez umas gotas de detergente (retire todo o resto após o uso) irão resolver isso.
  • Essa já passou desapercebida por quase todos os criadores: a limpeza dos vãos da gaiola. Sim, isso mesmo! As vezes, pode se encontrar uma certa oleosidade nas grades da gaiola e até mesmo urina. Uma limpeza com água (não recomendo gotas de detergente nesse caso, porque deve-se usar uma quantidade proporcional ao tamanho da gaiola, podendo sobrar excesso de detergente em várias áreas da mesma) num pano um úmido dará uma ajudazinha!


Além das dicas essenciais relacionadas à higiene do ambiente do hamster, essas dicas extras irão ajudar ainda mais a tornar a gaiola e seus componentes um lugar mais higiênico. Até o próximo post e qualquer dúvida pode ser publicada nos comentários! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...