Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Vamos falar, nesse segundo post sobre as Novas Postagens: Dicas de Roedores, sobre um roedor muito interessante: o gerbil!
Gerbil (ou esquilo da Mongólia e ainda rato-do-deserto) é um roedor originário principalmente da Ásia e África.
Tendo, geralmente, 10 à 12 centímetros de corpo e 12 centímetros de cauda, o gerbil foi popularizado devido à sua higiene, tamanho e afetividade.
Imagem extraída de pethealthinfo.org.uk
Alimentação: O gerbil tem uma alimentação semelhante ao hamster. Rações especializadas são encontradas em petshops facilmente; são compostas de muitos grãos. O bebedouro pode ser de plástico do tipo "mamadeira" e o pote de ração deve ser, preferencialmente, de metal (a não ser que você consiga um de plástico extremamente resistente), pois eles gostam de roer tudo.
Gestação: As fêmeas conseguem estar férteis dos 70 aos 85 dias de vida. Assim como o hamster, elas ficam de 4 a 5 dias no cio, podendo haver variações. Tendo gestação de 20 à 25 dias, a fêmea gestante irá ter um aumento da bolsa por volta dos 15 dias de gravidez.
Complementar a alimentação e fornecer água fresca até depois que os filhotes nascerem irá ajudar. Os filhotes quando nascerem terão um tamanho muito pequeno, tanto a cauda como o corpo.
Complementar a alimentação e fornecer água fresca até depois que os filhotes nascerem irá ajudar. Os filhotes quando nascerem terão um tamanho muito pequeno, tanto a cauda como o corpo.
Gaiola: A gaiola pode ser de metal como aquário. Se for de metal, mantenha uma pequenina distância entre as grades e vãos. Se for um aquário, tenha em mente que o gerbil precisará de largura, tamanho e comprimento grandes, pois irão cavar, correr e se exercitar. Tubos e escadas são acessórios bons e opcionais (cuidado com os vãos de uma escada pois eles podem quebrar a cauda ou uma das patas). Uma boa quantidade de serragem/maravalha deve ser colocada, pois o gerbil gosta muito de cavar.
Rodinha: Deve, assim como a dos Twisters, - 1ª Dica de Roedor: rato Twister - ser fechada e sem vãos, porque, devido ao constante movimento na hora do exercício, o gerbil pode prender e quebrar a cauda ou as patas. Pode ser de metal ou plástica.
Imagem extraída de squeakywinksclan.webs.com
Devido à simplicidade de criação e por ser um animal afetivo, o gerbil é uma ótima opção de animal de estimação.
Enfim, pessoal, essa foi uma pequena síntese sobre o gerbil. Embora seja muito difícil cobrir o assunto completamente, tenho certeza que vai fazer você leitor aprender cada vez mais com roedores e animais em geral. Sugestões e dúvidas podem ser publicadas nos comentários. Até o próximo post!
2 comentários:
Realmente os gerbils sao otimos animais de estimacao. Tenho um macho e uma femea :D
Com certeza! São animais super fantásticos! Obrigado pela visita e boa sorte com seus gerbils ;)
Postar um comentário