sábado, 28 de julho de 2012

Não compre hamsters e gaiolas pela internet

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! A compra de hamsters e gaiolas pela internet deve ser evitada a todo custo. O motivo você verá na continuidade desse post.

Muitas vezes pensamos que ao comprar algo na internet estamos nos beneficiando mais do que se comprássemos pessoalmente em determinado estabelecimento. Tanto pelo fato de não precisarmos sair de nossas casas, como pelo fato do preço muitas vezes acessível.

Por essa flexibilidade, parece que comprar hamsters e acessórios pela internet é muito mais vantajoso. Errado, muito errado. Comprar hamsters e acessórios pela internet pode ser uma grande besteira.



Quando vamos a determinado petshop, já com  a intenção de adquirir um hamster, podemos ver onde o mesmo está alojado, como está alojado, as condições que ele vive na sua gaiola, o seu temperamento, a sua saúde. Ou seja, podemos adquirir um hamster perfeitamente saudável com tranquilidade.

E também, quando vamos com a intenção de comprar uma gaiola para nosso hamster, podemos tocar na gaiola e sentir se as grades são de boa qualidade, se há algum defeito de fabricação e se o tamanho realmente é adequado para a espécie de hamster que possuímos.

Todas essas vantagens praticamente desaparecem ao comprarmos hamsters ou gaiolas, pela internet.


Dentre os diversos pontos negativos, podemos citar que o material de uma gaiola pode ser de má qualidade, vir com defeitos de fabricação ou ainda outro modelo de gaiola que não foi constado no pedido de compra.

E pior do que comprar gaiolas pela internet, é a compra de hamsters. Dos inúmeros pontos negativos, a possibilidade de comprar um hamster doente, que era mal condicionado e muitas vezes um hamster de outra espécie diferente da constada na compra é muito grande. Além do mais, você pode não ter uma informação precisa de como o hamster foi transportado ou como era cuidado anteriormente.

Entretanto, considero que a compra de pequenos acessórios, tais como bolas acrílicas, por exemplo, tenha uma certa vantagem. Mas particularmente eu não compraria, pelos mesmos motivos das gaiolas.

Enfim, espero que tenham compreendido meu ponto de vista. Não compre hamsters ou qualquer outro animal pela internet. Dê sempre preferência a comprar pessoalmente. O mesmo vale para gaiolas e outros acessórios.


Qualquer dúvida, relato ou sugestão, publique nos comentários. Até o próximo post!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Chat do blog

Olá, caros leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Como vocês puderam perceber pelo título do post, vamos tratar do chat do blog, que muitos leitores puderam ver numa enquete feita no blog há algum tempo atrás.

Há cerca de vinte dias, fizemos uma enquete para saber quais dos leitores desejariam ter um chat acoplado na lateral da página do blog. O resultado da enquete vocês podem conferir na imagem a seguir:


Com 95% dos votos, os leitores que votaram para termos um chat acabaram por vencer. Deixei a enquete algumas horas no ar depois de encerrada para nossos leitores virem o resultado final.

Por conta disso, o blog já possui um chat acoplado na lateral da nossa página. Você pode dar uma conferida.

O chat foi feito especialmente para a publicação das dúvidas e sugestões dos leitores. Críticas construtivas também são bem vindas.

O cumprimento de algumas regras são vitais para o bom funcionamento do nosso chat. Deixo as tais regras a seguir e peço que sigam coerentemente.


Regras

- Como foi dito acima, o objetivo principal do chat é a publicação de dúvidas, sugestões e críticas construtivas dos nossos leitores. Qualquer assunto distante desse deve ser evitado.

- É necessário que todos os usuário do chat tenham respeito uns com os outros.

- Usuários desrespeitosos estão sujeitos a serem expulsos do chat por bloqueios de IP.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fotos: grãos e sementes em rações/misturas para hamsters

Olá, queridos leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Vamos a mais um post bem explicativo e com adição de fotos sobre os grãos e as sementes que encontramos na maioria das rações e misturas para hamsters e outros roedores - como vocês puderam acompanhar do no post anterior, "Fotos: instalação da lâmpada incandescente", as fotos irão ajudar bastante na identificação de cada componente presente na ração/mistura.

Bom, as vezes quando queremos retirar algum componente na alimentação do nosso hamster, como quando o nosso veterinário pede, é difícil para muitas pessoas identificarem cada grão e semente contida na ração/mistura. Nesse caso, as fotos irão ajudar nesse reconhecimento.

A cada foto, vou fazer um breve comentário. Assim como no post anterior, todas as fotos são de autoria do blog. As fotos dos grãos e das sementes foram retiradas de uma das misturas para roedores que possuo. Clique nas fotos para ampliá-las.


Amendoim: Está contido em grande parte das rações/misturas para hamsters e outros roedores. Embora esteja em menor quantidade do que outros grãos e sementes, o amendoim tem uma relevante quantidade de gordura. Vale ressaltar que o amendoim presente nas rações/misturas para roedores não encontra-se torrado.


Muitos criadores optam por retirar o amendoim da ração/mistura que fornecem ao seu hamster, isso provém da possibilidade do aparecimento de um fungo, que produz uma substância prejudicial ao hamster, a aflatoxina. Sugiro que leiam o post "Hamsters e o amendoim".


Lentilhas: As lentilhas não são muito comuns, por isso eu opto por comprá-las à parte. Não é à toa que uma hamster aqui em casa tem a lentilha como alimento preferido. A lentilha, na verdade, é uma leguminosa.


Como qualquer outro componente da ração/mistura para hamsters e outros roedores, o excesso pode fazer mal, então é bom maneirar na quantidade fornecida ao seu hamster. Caso você também queira comprá-las à parte, confira na embalagem se ela está 100% natural, ou seja, sem nenhum tipo de compostos químicos, uma vez que eles podem prejudicar a saúde do seu hamster. 


Milho: O milho é muito essencial ao hamster, principalmente na boa manutenção do sistema imunológico. Além de bem maciço, o que ajuda ao hamster diminuir um pouco o tamanho dos seus dentes enquanto consome o milho.


Eu não recomendo milhos transgênicos (milhos geneticamente alterados) porque ultimamente vem trazendo problema ao sistema urinário de roedores em algumas pesquisas. Leia as informações na embalagem da sua ração/mistura e certifique-se.


Sementes de girassol: É provável que todos conheçam a semente de girassol. Ela é um "símbolo" dos hamsters. A semente de girassol é bem nutritiva, mas um tanto gordurosa. As  sementes de girassol mais comuns usadas em rações/misturas para hamster são as que você pode conferir nas duas fotos a seguir.


Essa é a semente mais comum, não é tão maciça quanto o milho, por exemplo. Mas o hamster tem de quebrar a casca, para retirar o alimento contido nela.


Essas são menores, e aparentemente vêm em quantidades exageradas. Mantenha um equilíbrio nas quantidade fornecidas ao seu hamster, isso vale também para todos os grãos e sementes presentes na sua ração/mistura.


Trigo: O trigo está presente na maioria das rações/misturas que encontramos no mercado. Por serem pequenos, podem estar em muita quantidade, equilibre a quantidade fornecida ao seu hamster.


Assim como no caso do amendoim, o trigo pode sofrer de fungos e bactérias. Sempre mantenha a embalagem da sua ração/mistura em locais frescos e secos.


Biscoitos: Os biscoitos presentes nas rações/misturas para roedores são muito bons. São duros e podem ajudar a controlar o tamanho dos dentes dos hamsters.


Existe bastante diversidade de cores e tamanhos, como você pode conferir na imagem acima.



Os grãos e sementes apresentados acima são os principais encontrados em rações/misturas para roedores. Obviamente, algumas podem conter outros componentes.


É isso aí, leitores. Espero ter sido bem claro quanto ao uso de cada grão e semente. Agora deixo pra vocês umas pequenas observações e precauções finais.


Observações & Precauções

- Sempre mantenha sua ração/mistura em locais apropriados. Locais frescos e secos são as melhores opções. Fique longe de umidade e calor excessivo. Essa atitude protege os grãos e sementes do surgimento e proliferação de fungos e bactérias - como o caso do amendoim e trigo, citados acima.

- Caso você não se sinta seguro e queira trocar um componente da ração/mistura por outro, certifique-se de que está fazendo uma troca equivalente - vide post "Alimentação do hamster".

- Sempre leia a embalagem da sua ração/mistura. Caso ela contenha algum componente suspeito, como agrotóxicos, não compre, você pode estar colocando em risco a saúde do seu roedor.

- Cuidado com grãos e sementes que sejam transgênicos, como foi dito no caso do milho, acima.

- Em muitas rações/misturas os grãos e sementes que à compõem podem estar em excesso. Sempre equilibre a quantidade de cada componente fornecido.



Leitores, espero que tenham compreendido os assuntos expostos. Qualquer dúvida publique nos comentários do post. Até a próxima!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fotos: instalação da lâmpada incandescente

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Nessa postagem vou aprofundar mais o processo de instalação que envolve o uso da lâmpada incandescente para aquecer o perímetro da toca em que seu hamster habita. É recomendado principalmente para regiões que possuem um extenso e contínuo período de frentes frias.

Não sabe o porque de usarmos a lâmpada incandescente em épocas de baixas temperaturas? Você pode conferir uma síntese nos posts "Dicas gerais com a chegada do Inverno" e "Cuidado com as baixas temperaturas!"

Como eu achei o processo muito genial e um pouco dificultoso, eu decidi mostrar como fiz aqui em casa esse processo através de algumas fotos. Isso foi relativamente fácil, pois faço curso de Eletrônica, que envolve a eletricidade básica. Então decidi compartilhar com vocês leitores do blog.

Você que leu os posts indicados acima, está ciente que foi cogitado o uso de componentes que podem oferecer risco de ferimentos, caso não manuseados corretamente. Caso não entenda o processo, não faça, peça ajuda para alguma pessoa que possua conhecimento do processo, principalmente se você for criança.

Bom, alguns componentes não são essenciais no processo de instalação da lâmpada incandescente, como você verá adiante.

No final do post deixo uma parte dedicada às precauções e observações no processo de instalação. Serve não somente para leigos, mas também para uma revisão de pessoas entendidas do assunto.

Materiais utilizados:

- Lâmpada incandescente de 30 watts
- Extensão com 3 encaixes
- Fita adesiva
- Fios de 60cm + plug para tomadas
- Uma lona comum


Antes de mais nada, aviso que uma lâmpada de 30 watts está de ótima escolha, pois se a potência da lâmpada for exageradamente grande, há risco de queimar a lona que vai ser usada na instalação, devido ao calor excessivo que será produzido pela lâmpada. O uso de extensões é opcional, uma vez que você pode manter a gaiola do seu hamster perto de uma tomada.



Bom, podemos perceber que além das lâmpadas incandescentes transparentes (que podemos ver seus filamentos internos) existem lâmpadas incandescentes cobertas por materiais esbranquiçados, como essa lâmpada da imagem acima, ao qual usei no processo de instalação.



Nessa outra imagem podemos ver outros componentes usados: o plug para tomadas e os fios para ligar na lâmpada incandescente enrolados com fita adesiva.

Podemos ver que é um processo simples: não há contato entre os dois fios (vermelho e preto) que devem ser ligados na base e no "corpo metálico" da lâmpada. Sem preocupações com pólos negativos e positivos, uma vez que a energia elétrica que chega nas tomadas  das nossas casas, não possuem polós, a chamada "tensão alternada", e a lâmpada incandescente é alimentada através dessa tensão alternada.

O uso da fita adesiva teve como principal função fixar os terminais dos fios em seus respectivos lugares, o uso para cobrir toda a extensão dos fios é opcional.



Esse é mais um componente opcional. A extensão pode ser usada para resolver um possível problema de distância entre a gaiola do seu hamster e a tomada mais próxima.

Você pode optar por não usar a extensão, caso prefira mudar a gaiola do seu hamster para uma lugar mais próximo de uma tomada.



Até aqui podemos perceber o modelo inicial. Podemos perceber também como cada componente deve ser encaixado em lugares específicos, como mostra a imagem acima.

Verifique se os fios na lâmpada estão com bom contato com as partes metálicas da mesma e  também se os fios não estão se tocando, isso é vital, não deixe isso acontecer, principalmente antes de testar, usando energia elétrica.



Projeto inicial revisado. Então é hora de testar numa tomada. Vale ressaltar que se deve manter distância da luz emitida pela lâmpada. Sempre manuseie os componentes pela parte plástica do plug, nunca pelos terminais metálicos.



O resultado foi esse, a lâmpada acendeu. Não deixe-a ligada por muito tempo, alguns segundos são suficientes. Provavelmente a lâmpada estará quente, cuidado com possíveis queimaduras.



Tudo revisado. Agora só falta dispor a lâmpada perto da toca da hamster. A gaiola de uma anã russa winter white foi usada nas imagens.



Na imagem acima podemos ter uma ideia da finalidade da lona: não deixar passar luminosidade para a gaiola da hamster e comprimir o calor.



Podemos perceber na foto que a lâmpada foi "embrulhada" pela lona. E está bem perto da toca da hamster.

Vale ressaltar uma coisa: o calor produzido pela lâmpada incandescente precisa ser dissipado para fora da lona. Então, deixar grandes fendas para o calor dissipar-se para o ambiente é uma boa ideia.



Tudo pronto! Ao ligar na tomada é possível perceber que a lâmpada ligou e transpareceu o calor produzido. A lona está protegendo a hamster da alta luminosidade, existindo também nela as fendas ditas anteriormente. 


Bom, é isso. É um processo relativamente simples. Somente tenha cautela durante as etapas na instalação da lâmpada incandescente.


Observações & Precauções

- Cuidado ao manusear a lâmpada, grandes impactos podem quebrá-la, soltando vários estilhaços que podem ferir facilmente, uma vez que são bem pontiagudos.

Pela norma regente atualmente no Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o ideal seria usar fios de 2,5mm nas instalações (conforme a norma NBR - 5410).

- Usar lonas "esburacadas" pode reduzir a chance de sobrecarga de calor produzido pela lâmpada (ainda mais se forem de potências muito altas), pois com esses vários buraquinhos, é possível manter uma "micro-dissipação" do calor em diversos locais do tecido.

- Ao testar a lâmpada na tomada, tome o cuidado de não ficar com os olhos muito próximos a ela, o brilho exercido é muito intenso.

- O plug para contato com as tomadas não é necessariamente obrigatório na instalação da lâmpada (pois é possível um contato usando os terminais dos fios), mas por questões de segurança eu aconselho usar.

- Pode-se substituir a extensão por fios de comprimento maior, fazendo com que se poupe materiais.

- A todo momento a lâmpada vai estar bem quente, não deixe seu hamster chegar perto (os riscos ainda são possíveis mesmo usando a lona).

- O fato da lâmpada esquentar o perímetro da toca do seu hamster provém de que  95% da energia produzida por ela se transforma em calor, e apenas 5% em luminosidade. Lâmpadas fluorescentes não irão servir, praticamente.

- Em minha casa, a tensão elétrica presente nas tomadas é de 110/127 volts. Se você colocar um lâmpada em uma tomada que fornece 220 volts de tensão, ela não irá queimar, e sim brilhar mais ainda!

- Caso você não saiba qual a tensão que fornece uma tomada particular da sua casa, use um voltímetro ou um multímetro/multiteste. O multímetro é um pequeno aparelho que pode medir corrente elétrica, tensão elétrica, potência elétrica, resistência elétrica e outras funções (parecem coisas iguais, mais acredite, têm muita diferença!). O voltímetro mede apenas a tensão elétrica, que pode ser medida nas tomadas da sua casa.

- Ressalto que deve-se tomar muito cuidado com a energia elétrica. Choques podem ser muito dolorosos e desconfortáveis.



Bom, esse foi um post bem dinâmico, espero que tenham cautela durante o processo! Qualquer sugestão, dúvida ou observação pode ser publicada nos comentários do post. Até a próxima e boa sorte!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hamsters e o alface

Olá, leitores do nosso Blog do Hamster Anão Russo! Nesse post vamos falar de um assunto bem controverso, que é a questão de fornecer ou não alface ao hamster, assim como o amendoim - vide post Hamsters e o amendoim. 


Em muitos lugares podemos ver as pessoas citando frases do tipo "não devemos dar alface para o hamster" ou "alface mata o hamster".

Imagen extraída de saudecomvida.blogspot.com 

Isso é um pequeno equívoco. O alface contém na sua constituição quatro elementos alimentares importantes: cálcio, proteínas,  potássio e água.

Bom, até aí, todos esses elementos encontramos em alimentos que podemos dar aos hamsters - vide post sobre Alimentação.

Entretanto, o elemento que difere o alface dos outros alimentos, é sua grande quantidade de água!

Essa água em excesso pode causar, sim, diarreias ao hamster. Por que? Porque se o hamster comer em grande quantidade alimentos que são ricos em água, como o alface, há a possibilidade do aparecimento da diarreia, que pode matá-lo fácil e rapidamente se não for tratada a tempo.

O alface não necessita ser fornecido ao hamster, caso você não se sinta seguro mesmo dando pequenas quantidades, o alface pode ser retirado da base alimentar e substituído por outros alimentos equivalentes.


Bom, leitores, isso é tudo! Qualquer dúvida, complementação e sugestão pode ser publicada nos comentários, até o próximo post, pessoal!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...