domingo, 25 de março de 2012

Faça um parque de diversões para seu hamster!

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Nosso post de hoje abordará o seguinte assunto: "Já pensou em fazer um parque de diversões para seu hamster?". Saiba como a seguir!


Bom, para começar, o parque de diversões não será nada mais que um lugar com um bom espaço em que será disposto acessórios que geralmente não têm na gaiola. Irá ser usada para entretenimento e exercício do seu hamster por alguns minutos.

Há pessoas que possuem renda suficiente para comprar os modelos de habitações da Habitrail ou CritterTrail - que por sinal, desculpem o uso da palavra, são uma porcaria. Há, também, aqueles que podem cuidar de um hamster, mas não tem condições financeiras de oferecer algo a mais. Por isso, a maneira artesanal é a mais barata (e divertida também!) de fazer seu hamster mais feliz!

O que teria nesse parque de diversões? Bom, escadas, túneis, roda de exercício... enfim, tudo que você possa imaginar que talvez não se poderia ter numa gaiola comum. O parque seria construído, basicamente, sobre um caixa grande de papelão (por questões de acessibilidade) com os acessórios dispostos nela. Agora que você já tem uma certa ideia, mãos à obra! Vou citar os itens:

- A caixa de papelão: Será o item que será a base do parque de diversões. Utilize uma caixa com bom comprimento e com um altura relativamente grande (evita que seu hamster pule e fuja). Nela você fixará a rodinha, a base das escadas e os labirintos/túneis. 

Importante: não deixe nenhum tipo de tinta ou plástico no interior da caixa; poderá trazer complicações à saúde de seu hamster caso o mesmo entre em contato com substâncias perigosas por meio de inalação, ingestão ou outros tipos de contato físico.

Imagem extraída de manutencaodesuprimentos.com.br


Túneis: Outra das partes importantes do parque são os túneis; eles podem ser fixados na base da caixa de papelão tendo duas, três, quatro... infinitas saídas. Podem ser feitos de pedaços recicláveis de garrafas de plástico, papelão e até mesmo rolos de papel higiênico. Entretanto, provavelmente seu hamster irá morder, por isso, recomendo os túneis feitos de plástico para uma maior vida útil.

Imagem extraída de bomdemais.blogspot.com


- Labirintos: Os labirintos, por ocuparem grande espaço na caixa e serem difíceis de fazer e limpar, podem ser facilmente substituídos pelos túneis. Mas, caso a caixa escolhida possua tamanho suficiente para agregar os dois, você pode fazer labirintos com materiais muito simples. Recomendo usar plástico e/ou papelão.

Imagem extraída de roedorfeliz.blogspot.com


- Roda de exercícios: Este é um ótimo acessório. Deve ser outra roda que não seja a da própria gaiola do hamster (com exceção de habitações que possuam rodas de exercícios móveis). A roda de exercícios pode ser de metal ou plástico e pode ser fixa ou não. 

Recomendo as que não sejam fixas; elas podem ser retiradas facilmente da habitação do hamster e aumentam a durabilidade da parede da caixa de papelão, pois você não ficará perfurando a parede da caixa para introduzir o suporte da roda. Mas, caso não haja maneira de ter uma roda que não seja fixa, você pode adaptar uma fixa. Recomendo, também, rodas de exercícios completamente cobertas, ou seja, sem vãos.


Imagem extraída de meusqueridoscuicuiblog.blogspot.com.br


- Escadas: Acessório muito bom para o exercício físico do seu hamster no parque! Você pode fazer de palitos de madeira de sorvete (ou plástico, metal e, até mesmo, papelão) de forma que fiquem bem fixas. Recomendo escadas de metal, devido à resistência que proporcionam. Uma boa ideia é colocá-las sobre os túneis, assim, fazendo atalhos para o hamster dentro da caixa, além de poupar algum espaço para a disposição de outros componentes.



Imagem de origem desconhecida


Enfim, pessoal, vocês podem dar uma improvisada onde acharem que seja necessário, mas o importante é que façam seu hamster feliz e com segurança.

Algumas coisas devem ser lembradas: sempre deixe à disposição do hamster água (bebedouro formato mamadeira, fixo na parede da caixa) e comida (num recipiente grande e pesado, afinal, evita possíveis acidentes). Além disso, nunca transforme o parque num local permanente, nada substitui uma habitação adequada. 

Ah! Não deixe o hamster sozinho por muito tempo, afinal, já que a caixa é de papelão, ele pode fugir com uma certa facilidade. Utilize forração para possíveis necessidades fisiológicas do hamster. Sempre mantenha uma frequência de limpeza da caixa e seus componentes com um pano levemente úmido (não use produtos de limpeza, pois podem conter substâncias prejudiciais ao hamster).



Dicas extras:

- Ao utilizar túneis feitos de garrafas pet (facilmente encontradas como garrafas de refrigerante, energéticos e afins), não se esqueça de esterilizar o produto antes de fornecê-lo ao hamster. No caso de garrafas pet, provavelmente terão de ser feito cortes de encaixe usando tesouras, facas, estiletes e afins. Para não deixar nenhuma espécie de lâmina cortante, lixe toda a área cortada.

- Crianças devem, por questões de segurança, pedir o auxílio de um adulto e/ou responsável para o manuseio de qualquer tipo de ferramenta utilizada no processo.

- Usando rodas de exercícios e túneis feitos de plástico, você pode dar uma maior durabilidade ao parque e uma maior segurança ao seu hamster.

- Retire todo e qualquer excesso de cola - e também outros produtos do gênero - que possa ter sido usada na fabricação do parque. A ingestão de substâncias tóxicas presentes na cola por parte do hamster, pode, consequentemente, levá-lo a ter complicações de saúde.

- Não cubra a caixa de papelão; deve-se manter uma boa circulação de ar dentro da caixa. Não mantenha o parque em locais muito quentes, hamsters não toleram temperatura elevada.

Caso você queira fazer um parque com várias caixas de papelão, usar túneis como conectores é uma ótima ideia, só tome o cuidado de reforçar as áreas de conexão, afinal, são as áreas mais suscetíveis a serem roídas pelo hamster, que pode, consequentemente, fugir.


Espero ter sido útil e bem claro quanto à construção do parque de diversões do seu hamster nesse post. Faça com cuidado e segurança, sempre solicitando o auxílio de um adulto, caso você seja uma criança. 

Leitores, isso é tudo! Qualquer dúvida, observação ou sugestão pode ser publicada na área de  comentários! Boa sorte, bom trabalho e até a próxima!

sábado, 24 de março de 2012

Quiz: 10 perguntas sobre o hamster anão russo

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Tive a ideia de criar um quiz de 10 perguntas relacionadas ao hamster anão russo depois de ver algo semelhante do PetsBR.com - um bom site de animais domésticos. Formulei as minhas próprias perguntas e veremos se você, fã de carteirinha de anões russos, vai conseguir nota 10! Anote o resultado e veja as respostas no fim do post.


1. Quais as 3 principais espécies domesticadas oficializadas que compõem a família dos anões russos:

a) Sírio e Chinês
b) Campbell e Chinês
c) Campbell, Winter White e Roborovski
d) Sírio e Roborovski

2. Das opções dadas abaixo, pode-se dizer que as melhores opções de lar para  um anão russo são:

a) aquário e caixas de papelão
b) somente aquário
c) gaiolas ou aquários
d) somente gaiola

3. A forração da gaiola deve ser feita de:

a) serragem / areia de gato / serragem + areia de gato
b) papel higiênico
c) qualquer papel
d) não precisa de revestimento

4. O bebedouro deve ser:

a) potinho qualquer com água dispensada na gaiola
b) modelo mamadeira próprio à hamsters
c) bico mamadeira para pássaros
d) não precisa ter, afinal, eles não bebem água, são ratos

5. De quanto em quanto tempo um hamster toma banho:

a) a cada semana com água e sabão
b) a cada mês só com água
c) a cada mês com pó de hamster e água
d) não devem e não necessitam de banho

6. Qual o primeiro procedimento quando uma hamster der a luz:

a) limpar muito bem a gaiola com água
b) adicionar comida e brincar com os filhotes
c) cobrir a gaiola com um pano para aquecê-los
d) procurar não estressar a fêmea, repor água e comida

7. O melhor local para comprar um hamster é:

a) petshop ou clínica veterinária especializada
b) qualquer petshop
c) comprar de fazendas quaisquer
d) qualquer lugar, hamsters vivem em qualquer lugar

8. Caso o hamster fique doente ou machucado, a melhor atitude a ser efetuada é:

a) não precisa se preocupar, ele se recupera sozinho
b) caso saiba resolver o problema, o faça, e qualquer coisa leve ao veterinário
c) leve ao veterinário, só que sem urgência
d) mesmo sabendo resolver o problema deve-se levar ao veterinário de imediato

9. Sobre o temperamento do hamster anão russo é correto dizer que:

a) são menos ariscos que os Sírio
b) podem se tornar ariscos se condicionados incorretamente, como qualquer outra espécie
c) são super agressivos
d) não demonstram temperamento agressivo

10. Hamsters anões russos podem viver em conjunto:

a) perfeitamente, sem brigas entre os filhotes
b) não podem, haverá brigas
c) apenas algum tempo, quando filhotes, depois devem ser separados individualmente
d) podem e devem viver em conjunto com outras espécies


E aí pessoal, gostaram do Quiz? Confiram as respostas e veja a sua classificação!



Respostas:

  1) C
  2) C
  3) A
  4) B
  5) D
  6) D
  7) A
  8) D
  9) B
10) C

Classificação:

De 0 à 3 - Precisando saber mais sobre hamsters se quiser ter um, hein?!

De 4 à 7 - Pouco. Precisa saber mais sobre o hamster!

De 8 à 9 - Quase lá! Parabéns, ainda assim!

Acertou as 10 - Temos então um sabe-tudo de anões russos! Parabéns!


Bom, leitores, esse quiz é bem fácil e só o elaborei para descontrair um pouco. Mas, acertou tudo?! Publique o quanto acertou na área de comentários do post! Até mais!

Crescimento dos dentes do hamster

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! O post de hoje tratará de um assunto importante para a saúde do seu hamster: o crescimento constante dos seus dentes. 


Dentes grandes? Não! Não importa se são hamsters anões russos ou sírios, seus dentes crescerão por toda a sua vida e você deve mantê-los no tamanho adequado, de maneira adaptável e segura ao seu hamster.

Há formas de conter o crescimento desenfreado: fornecer ao hamster aqueles grandes pedaços de ração, que contém na maioria das rações especializadas em hamsters, e que são difíceis de serem tragadas, e, até mesmo, ossos calcificados de cachorros, que são resistentes e ótimos para conter o crescimento dentário dos hamsters; ambas as opções são muito acessíveis.


Imagem extraída de diariodebiologia.com

Os ossos são facilmente encontrados na maioria dos petshops e são relativamente baratos, uma vez que o hamster vai precisar de um osso pequeno. Essas características tornam essa opção muito acessível.

Já os pedaços maiores difíceis de serem tragados são facilmente encontradas em grande parte das rações balanceadas.


É isso, pessoal! Qualquer dúvida, sugestão ou observação pode ser publicada na área de  comentários. Boa sorte e até a próxima! 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Hamster e o globo de exercícios

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Vamos no post de hoje falar sobre o globo de exercícios (também chamado de "bola acrílica",  do hamster. Tenho certeza que todos já viram hamsters e, até mesmo, outros roedores em globos de exercícios. Vou trazer umas informações para você, leitor, poder dar com segurança um globo de exercícios a seu hamster e fornecê-lo um bom entretenimento.


Bom, primeiramente, para os leitores que ainda não sabem, o globo de exercícios é uma espécie de globo, geralmente composto de acrílico, onde hamsters, e outros roedores, desenvolvem-se fisicamente através da locomoção. Globos de exercícios são muito úteis, pois, além de ajudar na saúde física do hamster, eles fornecem entretenimento.

Imagem extraída de studentsoftheworld.info

Há a possibilidade de deixar seu hamster sozinho dentro do globo de exercícios em um cômodo fechado. 

Mas, algumas coisas devem ser executadas: escolha um globo de tamanho apropriado ao tamanho do seu hamster. Deixe seu hamster por volta de 15 minutos dentro do globo. Mantenha-o longe de lugares perigosos como, por exemplo, descidas, canos/tubulações, arestas, escadas e, também, de outros animais, como gatos e cães. Recomendo deixá-lo num cômodo fechado que possua superfícies planas e um avantajado espaço.

Não se esqueça, é claro, de manter intervalos com o globo de exercícios. Mantenha uma boa higiene (interna e externa) do globo.


Bom, até mais pessoal. Qualquer dúvida, sugestão ou observação pode ser publicada na área de comentários!

sábado, 10 de março de 2012

Dicas para comprar um hamster

Olá, leitores do Blog do Hamster Anão Russo! O post de hoje será dedicado à fornecer umas dicas para a compra de seu hamster para aqueles leitores que possuem dúvidas a respeito do assunto.


- Você tem como custear as necessidades básicas do hamster? Isso é de suma importância para que seu hamster cresça saudável. Adquirir um hamster sem levantar esses questionamentos é uma prova de irresponsabilidade.

- Você irá ter tempo de cuidar do seu hamster? Quando falamos em "cuidar" não é só trocar água, comida e forração. Um hamster necessita de um certa atenção e espaço unicamente para eles; colocá-los num globo de exercícios, trazê-los para fora da gaiola e presentearmos adequadamente com petiscos são alguns exemplos.

- Não saia por aí e compre o qualquer hamster que encontrar pela frente. Procure e analise, veja o comportamento de hamsters em cada loja, suas características, seu humor, verificar o lugar onde ele vive e sempre busque  mais informações. Não se preocupe caso o criador diga que um hamster anão russo seja um hamster chinês, é um engano comum. Caso queira conhecer um pouco sobre as espécies de hamsters, acesse Anão Russo: Winter White, Campbell e Roborovski.

- Quando achar a loja e o hamster ideal, recomendo utilizar a gaiola/aquário/terrário e já hospedar o hamster, caso tenha adquirido no mesmo lugar de compra do hamster. Caso contrário, se você já a adquiriu antes, leve-a para o lugar de compra.

Colocar uma quantidade razoável de forração e um pouco de ração e água (ainda mais se a viagem for um tanto longa) é uma boa opção. Se você for de carro, o sol/luminosidade pode  vir abater a gaiola; isso faz muito mal aos hamsters, que não podem tomar sol. Então, coloque uma capinha em cima da gaiola (pode ser de pano puro, um plástico que não abafe por dentro etc., também recomendo de cor branca, pois o branco reflete todo tipo de cor). Caso seja de ônibus, recomendo só levar o hamster se o ônibus for super vazio, por questões óbvias. E, caso seja a pé, faça como no carro, ponha uma capinha que não deixe a luz do sol passar. Grandes caixas de papelão podem ser usadas para viagens brevíssimas (leve em consideração as características de uma gaiola); sempre faça furos grandes (gigantes, seria a palavra mais adequada) para que o hamster venha a ter uma ventilação razoável lá dentro, mas não deixe que a luz do sol penetre o interior da caixa.

                                                      Imagem extraída de carvalheira-aveiro.olx.pt


Qualquer dúvida, sugestão ou observação, não exite em publicar na área de comentários do post! Até a próxima e boa sorte!

terça-feira, 6 de março de 2012

Problemas e doenças em hamsters

Olá, leitores do blog! Esse post vai lhes mostrar alguns problemas e doenças que seu hamster pode contrair e algumas das possíveis causas. Lembrando que, ao sinal de problemas com a saúde do seu hamster, leve-o de imediato ao veterinário.


Queda de pêlo: alergia, sarna;

Secreção nasal: alergia;

Inchaço nos olhos: resfriado, alergia, conjuntivite;

Espirros: alergia, resfriado;

Pálpebras/Olhos grudados: Conjuntivite, alergia, consequência do envelhecimento;

Urina com sangue: infecção urinária;

Cocô mole: rabo molhado/wet-tail, dieta inadequada, excesso de líquidos;

Protuberâncias arredondadas: possivelmente um tumor, comum em hamsters idosos.

Ferimentos na pele: dermatoses, alergia, sarna;

Diarreia: causada pelo consumo excessivo de alimentos úmidos fora da dieta ideal. Pode ser fatal pela perda rápida e excessiva de líquidos;

Resfriado: comumente confundido com alergias. Procurar manter a temperatura corpórea estável;

Sarna: geralmente causada por irritação na pele;

Excesso de peso/obesidade: É causada por fatores como falta de alimentação balanceada e exercícios físicos. Para conhecer um pouco da roda de exercícios, acesse Rodinha, toca, bebedouro e serragem.


Até o próximo post pessoal. Qualquer dúvida, sugestão ou observação pode ser publicada na área de comentários.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Roda de exercícios, toca, bebedouro e serragem

Olá, leitores do blog! Esse post vai lhes mostrar tudo que é necessário saber com relação à serragem/forração, roda de exercícios, toca e bebedouro para criar um hamster.


Roda de exercícios: Tenha em mente que a roda de exercícios é um dos itens essenciais para garantir a boa vida do seu hamster. Então, nada de tentar criar hamsters sem utilizá-la. Ela ajuda o hamster a exercitar-se e entreter-se, fortalecendo, assim, a saúde do animal. 

Existem vários tipos de rodas de exercícios; as mais comuns são as que já vem fixas à gaiola e a portátil que geralmente é usada em aquários, caixas organizadoras e afins. Dê preferência para rodinhas que são cobertas completamente, para evitar que as patas do hamster caiam entre os vãos.


  Imagem extraída de magianimal.blogspot.com


Toca: Esse é um acessório um tanto opcional, existem vários modos de se integrar uma toca na gaiola do seu hamster, uma delas que eu já citei em outro post - Acessórios artesanais para hamsters -  é usar um copo de vidro ou de porcelana que também ameniza os efeitos do calor para seu hamster.

                                                                          Imagem extraída de fotos.sapo.pt

Bebedouro: Item, evidentemente, bastante importante. Não é qualquer vasilha com água que deve ser fornecida ao hamster; os bebedouros têm de ser em formato "mamadeira", pois hamsters não podem, de maneira alguma, ter contato direto com água.

Eu recomendo o modelo mamadeira com apoio específico para se fixar à gaiola, mas caso não haja como encontrar esse apoio, um arame metálico pode ajudar na fixação do bebedouro - coloque as pontas do arame dobradas para fora da gaiola, para evitar que seu hamster venha se machucar.


  Imagem extraída de habbid.com.br

Serragem: Já havia falado um pouco sobre serragem em um outro post mas me especifiquei na criação em aquários. A serragem é uma parte muito importante da gaiola e não pode ser substituída por jornal ou qualquer folha impressa com tinta. 

Para impedir que seu hamster tenha contato com serragens cuja composição seja tóxica ao animal, compre somente serragem própria para hamsters. Particularmente, acho que a areia de gato capta mais o odor dos dejetos do hamster. Mesclar serragem + areia de gato (nunca areia de praia!) é uma opção considerável; eu daria preferência em manter a camada de areia sob a camada de serragem.

Imagem extraída de agromaster.com.br



É isso ai pessoal! Lembrando que, qualquer dúvida ou sugestão, pode ser publicada nos comentários do post!

Como achar seu hamster que fugiu!

Olá, leitores! O post de hoje vai discutir técnicas para achar seu hamster que, por algum motivo, tenha fugido da gaiola.


Antes de mais nada, fique ciente de sempre dar atenção aos movimentos do seu hamster e  cuide para que suas peripécias não tragam problemas futuros.

Caso seu hamster tenha escapado pelas grades da gaiola, sugiro que troque de gaiola para uma com menores espaços entre as grades - consertar provavelmente não adiantará, afinal, isso pode acontecer novamente em outros locais da gaiola.

Vamos supor que seu hamster fugiu e você não tem nenhuma ideia do paradeiro dele na sua casa; primeira dica:  isole todos os cômodos (inclusive as arestas, fendas, buracos, etc.) e coloque um pouquinho de comida em cada cômodo (caso você tenha certeza absoluta de qual cômodo seu hamster está, coloque comida apenas neste cômodo). No cômodo que estiver desaparecendo comida você pode ter certeza que ele estará lá! Procure com vontade e com certeza o achará em um ninho improvisado ou perambulando por aí. Tome o cuidado de não pisar nele; olhe sempre para o chão. Caso tenha mais pessoas na casa avise-as para que tenham cautela também. E, caso você possua outros animais, como gatos e cachorros, mantenha-os longe dos cômodos.

Outra suposição é: você tem certeza de que ele está num cômodo, mas não sabe em que parte está: coloque uma abertura improvisada que leve até a gaiola e espere seu hamster entrar. Não se esqueça de fechar toda e qualquer porta ou aresta, de forma que ele só tenha a gaiola para coletar comida e/ou água e, então, capture-o de vez.


Sob essas suposições mantenha a calma e, sempre que possível, improvise sabiamente. Isso aí pessoal, até a próxima! Qualquer dúvida, sugestão ou observação pode ser publicada na área de comentários.

domingo, 4 de março de 2012

Acessórios artesanais para hamsters

Olá, pessoal! O post de hoje será dedicado à produção artesanal de objetos para você utilizar com seu hamster!


Saiba, leitor, que há outras formas de garantir um bem estar para o seu hamster além de gaiolas gigantescas: a produção de objetos por conta própria.

São projetos facílimos e ainda contam com componentes que achamos facilmente em muitos lugares. Excelente para quem não pode/quer gastar muito. O divertimento, também, vem muito a calhar!

- Rolos de papel higiênico: Sim, rolos de papel higiênico! São ótimos objetos para dar a um hamster, inclusive anões russos, que podem entrar e sair com muita facilidade devido ao seu pequeno tamanho; além do mais, eles realmente adoram dormir dentro deles! Outra dica é juntar vários deles para fazer túneis, mas tome o cuidado de não exagerar nas quantidades.

                                                        Imagem extraída de kukurutas.blogspot.com

- Papel picado: Esse item é realmente surpreendedor. O hamster pode usar o papel picado para revestir sua toca e o papel picado ainda o mantém entretido nisso! Mas existem pequenos detalhes a ser levado em conta: não utilize papéis que tenham cheiro ou tinta na sua composição, recomendo somente o papel higiênico, é o mais indicado. Lembrando que não se deve fornecer excesso de papel ao hamster. O papel nunca deve ser, obviamente, um tipo de forração predominante.


                                                                      Imagem extraída de exame.abril.com.br

- Copo de Vidro/Porcelana: Esse é outro bem legal, pode deixar seu hamster entrar e sair, escalar, dar a volta. Algo que vai te ajudar muito, sem dúvida, é uso desses copos em épocas de calor! Você deve estar se perguntando "como um copo vai ajudar meu hamster no calor?". Simples: como estes tipos de materiais têm a capacidade de manter uma temperatura constante, ele vai ajudar seu hamster a se refrescar nos dias de muito calor, mantendo uma temperatura amena.

                                                                       Imagem extraída de blogguerdomax.blogspot.com


Qualquer sugestão, observação ou dúvida, pode ser publicada na área de comentários. Boa sorte e até a próxima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...