Olá, leitores do blog! Muitos tem dúvidas sobre como dar uma "amansada" no seu anão russo, então o post de hoje vai te ajudar a como tornar seu hamster um animalzinho mais manso; entretanto, diga-se de passagem, hamsters possuem temperamentos totalmente subjetivos.
A primeira vez que tive contato com minha anã russa winter white, ela aparentemente se escondia de mim, não chegava muito perto e era um pouco arisca. Depois de umas semanas sendo persistente consegui conquistar a sua confiança.
Vou descrever como obtive êxito amansando-a e você pode se basear e fazer conforme seus passos. Mãos à obra!
Bem, como havia dito, aos primeiros contatos ela fugia de mim e se mostrava um tanto arisca quanto a minha presença. Meu primeiro passo quanto a isso: ofereci comida na mão (uma semente de girassol) e esperei incansavelmente até ela se aproximar e pegar. Resultado: demorou mais de 20 minutos para ela tomar coragem e pegar, ela se aproximou tascou o girassol e levou para sua toca. Fiz isso várias vezes por algum tempo até que decidi tomar uma decisão: colocar a mão na gaiola com umas sementes na palma da mão. O resultado foi bastante inesperado: em alguns segundos ela saiu da toca e foi pegar na minha mão! Ela pegava tudo e colocava na boca e depois levava para a toca. Já era um grande progresso!
Bom, a partir desse ponto ela já não me via mais como um total estranho, mas, digamos, "alguém que ela pode, com certa confiança, pegar um pouco de comida".
Continuei com isso por um tempo até que novamente decidi avançar e trazê-la para fora da gaiola, efetivamente (até esse momento ela usava somente o globo de exercícios para sair da gaiola). Peguei umas sementes de girassol e, como de costume, coloquei na palma da mão, quando ela chegou, ao invés de esperar e ficar parado a vendo comer, eu a levantei com o máximo de cuidado e a pus do meu lado. Ela ainda pegava os girassóis e não esboçou nenhuma reação que demonstrasse que estava incomodada.
Novamente, fiz esses passos (sempre com muita paciência). Até que eu já percebia que podia manuseá-la com ou sem a presença das sementes de girassol. A partir daí, tive certeza que eu havia conseguido amansar minha hamster. Uma das coisas que me ajudou foi "conversar" com ela enquanto a acariciava na parte de trás do pescoço.
Então, você deve seguir estritamente meus passos, certo? Não! Faça com naturalidade e ganhará um "timing", onde você irá saber a hora certa de se aproximar do seu hamster. Nunca tente fazer isso de uma vez, faça gradualmente. Com muita dedicação e sem estressar seu hamster, ele ficará manso e você poderá manuseá-lo sem problemas.
Até a próxima e boa sorte! Lembrando que, em caso de dúvida, observação ou sugestão, publique na área de comentários do post.